O estudante Heitor Martins de Oliveira, da Escola Estadual Dalva Estela de Queiroz, em Patrocínio, é um dos 180 semifinalistas da 2ª edição do Passaporte Mineiro do Conhecimento, programa de intercâmbio internacional promovido pelo Governo de Minas Gerais.
O projeto é voltado para alunos do 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) da rede estadual e selecionará, nesta etapa, 90 estudantes para cursarem o 2º ano do ensino médio no exterior, com todas as despesas custeadas pelo Estado. O intercâmbio inclui passagens aéreas, visto, hospedagem, seguro saúde, taxas acadêmicas e ajuda de custo mensal.
Heitor foi selecionado após participar da trilha formativa realizada em junho, no município de Caeté (RMBH), que reuniu 300 alunos de 794 escolas com EMTI em Minas. A seleção considerou o desempenho acadêmico, frequência escolar, comprometimento durante a imersão e um vídeo motivacional enviado pelos participantes.
A próxima etapa do programa está prevista para outubro, com mais 200 alunos da rede estadual participando de uma segunda trilha. Ao todo, 150 estudantes mineiros serão contemplados com bolsas de estudo internacionais em 2026.
Redação Gazeta