Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Colunas
04/08/2020 - 10h21
A Postura que devemos ter – 24

Por Brígida Borges


Acredito que, assim que a pandemia passar, uma das coisas que muitos de nós iremos fazer será... viajar!

VIAGENS – Em viagem, lembre-se sempre de que não adianta estar na melhor viagem, se não seguir dicas básicas de etiqueta.

As regras de etiqueta podem variar de país para país, e apesar de nem sempre ser possível conhecer todas, vamos ver agora as regras fundamentais em viagens. Quanto mais regras que facilitem a comunicação e o respeito entre pessoas de culturas diferentes você conhecer, mais agradável será seu passeio.

Pequenos, mas importantes detalhes, como: cumprimentar o motorista do ônibus, o garçom do restaurante, o atendente do hotel, respeitar a pessoa que está à sua frente na fila do museu, etc. Toda viagem é feita de constantes relações pessoais.

Como não conhecemos as regras de etiqueta de todos os lugares, o mais importante é se lembrar dos fundamentos básicos das boas maneiras: respeito, consideração e honestidade. Tudo isso acompanhado de um sorriso poderão abrir muitas portas quando o assunto é viajar.

Vamos ver algumas dicas essenciais de etiqueta em viagens?

- Viajar com muita bagagem é deselegante e nada prático. Em viagens mais longas e/ou para o exterior, duas malas (uma mala grande e uma de mão) são suficientes para garantir conforto. Já para poucos dias, uma mala é o suficiente.

- Quando for visitar alguém, durante a viagem, jamais suba ao quarto do hotel sem avisar na recepção.

- Evite falar alto e fazer muitos barulhos no quarto do hotel, na cabine do navio, no quarto da casa que te hospeda.

- Não fique passeando entre os corredores do avião, do trem ou do ônibus. Isso pode atrapalhar o serviço de bordo e os passageiros.

- Dê gorjetas de acordo com a sua possibilidade financeira. Em restaurantes, navios, hotéis… É uma atitude educada!

- Se você não gostou da comida que te foi servida na viagem, não coma, mas evite reclamar.

- Evite pedir "presentinhos" ou “encomendas” para alguém que vai viajar ao exterior. É um grande inconveniente e poderá causar transtornos desnecessários ao viajante. Deixe que o viajante pergunte se você deseja algo. E, se for você que irá viajar, não se preocupe em recusar quando alguém lhe pedir.

- Tanto no avião quanto no ônibus, no trem ou no carro, não seja espaçoso demais, nem inconveniente.
-Se ocorrer algum problema no hotel, reclame apenas se for necessário e para a pessoa certa, mas sempre sendo discreto.

- Para evitar gafes, sempre pesquise a respeito da cultura que você irá conhecer.

- Planeje: o lugar que irá conhecer, o período disponível e o roteiro.

- Para as mulheres: o avião não é lugar para andar com saltos altíssimos, porém também não é o caso de ir de rasteirinhas, sandálias ou chinelos. Opte por um sapato de salto baixo ou um tênis.

- Cuidado com as meias: muitos calçados acabam não passando no aparelho de raio-x e se for necessário tirá-los é bom não fazer feio.

- Evite roupas apertadas ou muito curtas, para não se sentir desconfortável durante qualquer viagem.

- Crianças: fique de olho para que elas não façam muito barulho, nem chutem a poltrona da frente ou façam outra coisa desagradável.

- Dentro do veículo, evite ficar conversando alto no celular. E no outro lado da linha se a pessoa não conseguir ouvir direito, envie uma mensagem ou retorne a ligação quando chegar ao seu destino.

- Se desejar ouvir música, use sempre o fone de ouvido com volume baixo.

- Evite comer dentro do ônibus para não sujar e deixar cheiro. Prefira fazer um lanche nas paradas ou então belisque alimentos leves como frutas ou barras de cereais. Jamais jogue lixo no chão.

- Respeite as orientações passadas pelos comissários de bordo.

- Modere os movimentos dos braços ao ler revistas e jornal. As pessoas sentadas ao seu lado agradecem.

- Espere o avião ou o ônibus parar completamente, para aí sim, levantar-se e pegar sua bagagem. É muito deselegante ver pessoas eufóricas, ficando de pé no corredor e pegando seus pertences de qualquer jeito, atrapalhando os demais.

- Há quem goste de tirar fotos durante a viagem. Se este é o seu caso, faça de modo discreto.

- Se perceber que um casal ficou separado ou um filho dos pais, será elegante e gentil se você se oferecer para trocar de poltrona.

- Uma boa dica é deixar todos os objetos metálicos juntos em uma única bagagem. Desse jeito ela será conferida pelas autoridades facilmente, poupando também o tempo das pessoas que estão atrás de você.

- Ao conversar, dentro do avião, carro, trem ou ônibus, respeite os demais.

- Se desejar deitar sua poltrona, verifique antes o passageiro que está atrás de você. Evite ao máximo bocejar e se espreguiçar.

- Ao entrar no avião, ônibus ou trem, procure sua poltrona calmamente. Se encontrar alguém sentado em seu lugar, confira a numeração do seu assento com a pessoa. Diga gentilmente que deve ter ocorrido algum engano e que aquela poltrona está marcada em sua passagem.



Confira Também


Publicidade

no Facebook