A Academia Patrocinense de Letras (APL) deu, nesta quarta-feira (6), um importante passo rumo à sua reativação plena. Em reunião realizada pela manhã, no Museu Professor Hugo Machado da Silveira, conduzida por Brígida Borges Pereira - 1ª Secretária da Fundação Casa da Cultura, a convite da Secretária de Cultura e Turismo, Ana Valéria Rezende Cunha, o momento teve o objetivo de levantar a atual situação da entidade.
Segundo Brígida, o primeiro passo é fortalecer as bases jurídicas da APL para que ela volte a operar com segurança e autonomia: “Temos que estruturar a base de maneira sólida para que a APL possa crescer. Só essa primeira reunião já mostrou que o pessoal está cheio de ideias e muito motivado. A APL não deixou de existir. Mesmo com a inteligência artificial e todas as mudanças no mundo, a cultura permanece firme — e isso é muito importante”, afirmou.
A Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Ana Valéria, reforçou o compromisso da administração municipal e de toda secretaria com a revitalização da Academia: “A Brígida fez um estudo detalhado desde a fundação da APL, para que pudéssemos discutir hoje um novo norte. Parabenizo todos os envolvidos. Não podemos deixar de apoiar esse tesouro da cidade. Essa também é a ideia do nosso prefeito Gustavo Brasileiro: apoiar os fazedores de cultura e dar subsídios para que a APL continue por muitos e muitos anos”, declarou Ana Valéria.
Entre as ações definidas na reunião, estão:
- regularização jurídica da entidade junto à Receita Federal;
- criação do regimento interno com base no estatuto original;
- envio à Câmara Municipal de projeto para reconhecimento da APL como entidade de utilidade pública;
- posterior encaminhamento de projeto de subvenção para garantir recursos ao funcionamento da instituição.
O atual presidente da APL, José Eloi Neto, destacou que, apesar de ter sido eleito, não conseguiu atuar efetivamente devido à falta de recursos: “Eu fui eleito presidente, mas não pude assumir de fato e de direito por causa desses problemas. Agora, com essa reunião, com o apoio da Valéria e da Brígida, temos todos os caminhos possíveis. Vamos conseguir revitalizar a APL, porque a cidade merece”, disse.
Segundo a Secretaria, todos os membros foram convidados, todavia estiveram presentes somente Luiz Antônio Costa, Maria José Ferreira Magalhães, Maria Marta Peres, José Eloi dos Santos, Leid Carvalho, Ana Valéria, Cleide Ribeiro, Maria Helena Malagoli e Pedro Ribeiro.
A reativação da Academia Patrocinense de Letras é vista como uma oportunidade para fortalecer a produção cultural local, preservar a memória literária da cidade e estimular novas gerações de escritores.
Confira Também
-
08/08/2025Concurso CEMIG tem novo edital publicado com 150 vagas e salário inicial de R$ 4,3 mil
-
08/08/2025ENSINANDO PARA TRANSFORMAR VIDASConfira a coluna escrita pelo Missionário Valente
-
08/08/2025Imobiliária Central oferece diversas opções de imóveis em Patrocínio
-
08/08/2025ACIP/CDL promovem diálogo entre supermercado e poder público