Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Colunas
10/04/2024 - 07h49
QUE HONRA TER TE CONHECIDO NESTE PLANETA…
Confira a coluna do Milton Magalhães na última edição da Gazeta: 4.236

 (Leila Maria dos Reis, 60 anos, faleceu em 03/04/24, Uberaba, foi sepultada em Patrocínio)

 

Nasceu em Patrocínio, em 09 de Junho de 1963, no Fundão da Matriz; filha dos saudosos, comerciante, Jeová e Dona Dita; casada com Ilson dos Reis, mãe de Rafael e Caio; Sogra de Dayana e Ingrid; Vó de Cecília, Aurora e Gael…Cursamos o primário na Escola Cel. João Cândido de Aguiar.

 

Quem foi Leila? Sempre: Talentosa, empreendedora, inquieta, intensa, sensível, criativa, generosa, gentil e humana. Muito humana…

 

De menina arteira, a menina artista. E o start de tudo, foi quando ingressou na Escola Normal Nossa Senhora do Patrocínio, para fazer o Ginasial. Ali, ficou fascinada com as aulas de artesanato, reciclagem, crochê, bordado e trabalho com argila.

 

Tendo descoberto seu feeling artístico, não parou nunca mais. “Comecei assim, meio que por brincadeira e me encantei ..." Diz ela, sempre com sua paixão contagiante pela arte.

 

Leila. Sempre: Talentosa, inquieta, empreendedora, criativa, intensa, generosa, sensível, gentil e humana. Muito humana…

 

Jamais deixou de se aprimorar, inovar e ousar na busca de novas técnicas e novas expressões artísticas. Sempre adepta a arte com sustentabilidade… Fez belíssimos quadros de sucata de ferro velho oxidado e aplicando massa da terra sobre martelanato que ela criou e criou também sua própria massa de biscuit. Uma técnica que resulta em corres e matizes sem igual.

 

Leila. Sempre: Talentosa, inquieta, empreendedora, intensa, sensível, criativa, generosa, gentil e humana. Muito humana…

 

Depois de 43 anos em Patrocínio, Leila, passou a residir há 17 anos em Uberaba. Cidade que lhe recebeu, juntamente com a família de braços aberto. Sempre fez questão de dizer isto.

 

Quando atuava no artesanato, através do associativismo e exposições na ExpoZebu, suas criações já foram para: Belo Horizonte, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins e Distrito Federal e no exterior: Guatemala, Itália, Costa Rica, Canadá, Japão, Portugal e Suíça...

 

Leila. Sempre: Talentosa, inquieta, empreendedora, intensa, sensível, criativa, generosa, gentil e humana. Muito humana…

 

DEPOIS DE DOIS ANOS

Do sucesso no artesanato, ao sucesso na arte culinária, Leila, realizou um sonho acalentado há 30 anos. Inaugurou o Primeiro CAFÉ FUNCIONAL de Uberaba e região. Que logo passou a se chamar: RESTAURANTE BENDITA VEGANA. (Homenagem a mãe Dona Dita) leia-se: Restaurante vegano com oito anos de funcionamento em terras de boi Zebu. Ela tinha um menu com mais de 70 receitas elaboradas por ela própria. Foi culinarista e estudou Homeopatia na instituição de ensino Federal University of Viçosa.

 

Leila. Sempre: Talentosa, inquieta, empreendedora, intensa, sensível, criativa, generosa, gentil e humana. Muito humana…

 

LEILA ESCRITORA. Uma vida todinha dedicada à família, a arte, a culinária, ao combate à violência humana e animal, recentemente, Leila se tornou Escritora. Seu livro “Encantamentos Veganos”, lançado em 2023 teve lançamento em Uberaba e noite de autógrafos de gala em Patrocínio. Sem dúvida, ela seguiria também com brilhantismo na carreira literária.

 

Leila. Sempre: Talentosa, inquieta, intensa, sensível, criativa, generosa, gentil e humana. Muito humana…

 

Comovido e honrado compartilho o que ela recentemente me escreveu:

Me sentindo muito motivada e incentivada por suas palavras... amei a ideia de um projeto de livro coletivo.

Sabia que a sua sensibilidade e leveza me daria um norte ...

Muito grata a Deus por você existir no meu caminhar nesse planeta.

Muito obrigada mesmo.

E quando eu disse no seu Insta e no Facebook que vc me salvou com sua arte é a mais pura verdade.

Encontrei em suas palavras, naquela crônica dos meus cincoenta anos aliada a aquela música maravilhosa a força que eu precisava pra enxergar a minha força interior depois e apesar daquele turbilhão e ó ... vou te contar, foi aquela homenagem que me deu a coragem pra arregaçar as mangas e abrir o meu espaço culinário. Você é um ser humano incrível...iluminado demais.

Gratidão imensa”

A gratidão é minha, menina arteira. Que honra ter te conhecido neste planeta...Meu Deus, que honra!



Confira Também


Publicidade

no Facebook