Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Fatos e Fotos
19/04/2021 - 09h46
Psicólogos se unem em Projeto Social para auxiliar a população da região
O projeto Acolher busca levar apoio profissional a pessoas com crises psíquicas
Imagem: Divulgação.

Por Stéfany Christina


Teve inicio na última segunda-feira (12) o Acolher – Plantão Psicológico, um Projeto Social situado em Patrocínio/MG e região, formado por uma coletiva de Psicólogos e Profissionais de Saúde Mental, que se uniram para auxiliar no sofrimento psíquico desencadeado por questões relacionadas à pandemia.

De acordo com dados de janeiro de 2021 da Agência Nacional de Saúde, os casos de depressão dobraram durante o período da quarentena e as ocorrências de ansiedade tiveram um aumento de 80% no Brasil. Por isso, cuidar da Saúde Mental nunca foi tão necessário.

Segundo a psicóloga, idealizadora e organizadora do projeto, Letícia Pereira Barra, “o Plantão Psicológico é uma das várias modalidades de serviços de Psicologia, e atende uma demanda maior de pessoas em situações emergenciais e de crises emocionais, geralmente desencadeadas por situações como estas que estamos vivenciando durante este período. Por isso, a ideia de colocar o projeto em prática, surgiu visto a necessidade de auxiliar um número considerável de pessoas nesse momento de aumento de sofrimento psíquico, que infelizmente estamos observando de maneira bastante significativa”.

Além disso, o Plantão Psicológico visa o atendimento regionalizado, propiciando sensação de pertencimento. Diferentemente do Processo psicoterapêutico, o acolhimento através do Plantão possui foco apenas em questões breves e específicas, não aprofundando em aspectos gerais da vida da pessoa.

“Os acolhimentos acontecem no formato online, por chamada de vídeo de WhatsApp ou outra plataforma online. São gratuitos e agendados com os psicólogos plantonistas do dia que a pessoa estiver passando por um momento de crise emocional. Possuem a duração de 50 minutos e se baseia em apenas um encontro com o profissional. Tem respaldo ético e sigiloso”, informou Letícia Pereira Barra.

Uma lista com todos os profissionais e seus respectivos horários e dias disponíveis da semana estão disponibilizados nas redes sociais do projeto Instagram @acolherptc e Facebook Acolher – Plantão Emocional Patrocínio/MG e Região. Confira abaixo:


Atualmente, 23 psicólogos da cidade de Patrocínio e região estão participando do projeto. E os profissionais que quiserem ajudar podem entrar em contato através do WhatsApp (34) 99910-5471 ou pelo direct do Instagram @acolherptc e tratar com Letícia Barra.

A idealizadora ainda contou que o acolhimento vem para colaborar para a saúde mental da população e auxiliar quem estiver necessitando, através de uma escuta qualificada e acolhedora. “Sabemos que são tempos difíceis, mas que, falar sobre suas emoções e anseios, saber que é temporário e poder contar com alguém é totalmente necessário e pode ajudar muito. Por isso, se estiver precisando ou conhecer alguém que esteja não hesite em nos procurar”, concluiu.



Confira Também


Publicidade

no Facebook