Por Janary Júnior/ Agência Câmara de Notícias
O Projeto de Lei 3985/20 estabelece que, em caso de cancelamento de contratos com academias de ginástica ou personal trainers, durante o estado de calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-19, o prestador de serviços poderá reembolsar os valores pagos e não usufruídos disponibilizando um crédito para uso dos serviços, no prazo de até 12 meses.
Conforme o projeto, havendo recusa do consumidor, ou na impossibilidade de ser assegurado o crédito, o prestador de serviços deverá restituir o valor recebido, corrigido e parcelado em até 12 meses. O prazo de devolução inicia-se na data de encerramento do estado de calamidade pública.
Ainda segundo o texto, o cancelamento contratual não sujeita o consumidor a responder por danos morais, pagar multas ou outras penalidades contratuais. O texto, que tramita na Câmara dos Deputados, é autoria da deputada Greyce Elias (Avante-MG).
“Poucos setores sofreram tanto com a pandemia do coronavírus quanto o mercado de academias de ginástica”, disse a deputada Greyce Elias. “Se as academias não têm capital de giro e recebem apenas mensalidades que não estão sendo pagas, fica mais difícil contornar qualquer crise”.
Ela afirma que o projeto é inspirado na Medida Provisória 948/20, aprovada pela Câmara dos Deputados, que traz regras para o cancelamento e a remarcação de serviços nos setores de turismo e cultura.
Confira Também
-
30/06/2025Acidente entre motocicletas deixa dois feridos no bairro Morada do Sol
-
30/06/2025Torcida organizada do CAP, Mancha Grená completa 34 anos nesta segunda (30)
-
30/06/2025Associação Cultural das ACIP/CDL doa R$ 11 mil ao HC de Patrocínio
-
01/07/2025“Emoccionado”: Lucas Lucco anuncia seu primeiro livro de poesiaRepleta de sentimentos, obra será lançada em novembro pela editora Planeta de Livros