A Expocacer (Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado) realizou o seu primeiro leilão virtual do Programa Essências by Expocacer, por meio de sua plataforma comercial exclusiva, a Coffee Chain. Ao longo de 24 horas de lances, compradores nacionais e internacionais disputaram no último dia 12 os microlotes especiais de café do Cerrado Mineiro, produzidos por cooperados e reconhecidos pela origem controlada, alta qualidade e produção sustentável.
O leilão registrou resultados expressivos, movimentando mais de US$ 112 mil em valores negociados, com um total de 66 lances realizados. Participaram 15 lotes de produtores cooperados, arrematados por compradores de seis países: Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, China, Reino Unido, Austrália e Estados Unidos, reforçando o alcance da iniciativa e o interesse global pelos cafés de origem controlada do Cerrado Mineiro.
A realização do primeiro leilão virtual representa um marco na estratégia comercial da Expocacer, reforçando seu compromisso com a valorização dos cafeicultores cooperados, a promoção de cafés sustentáveis de excelência e a conexão direta entre origem e mercado, ampliando oportunidades comerciais e fortalecendo o posicionamento do Cerrado Mineiro no cenário global.
Leilão virtual conecta produtores e mercado global
O leilão foi realizado por meio da Coffee Chain, plataforma digital desenvolvida pela empresa AIDDA, para a Expocacer com vistas a comercialização de cafés, e foco em rastreabilidade, transparência e segurança nas negociações. A ferramenta permite aproximar produtores e compradores nacionais e internacionais, garantindo contratos claros e a valorização dos atributos sensoriais e da história de cada lote.
Os cooperados e o público acompanharam o encerramento e os resultados do primeiro leilão virtual da Expocacer por meio de uma transmissão ao vivo no YouTube oficial da cooperativa, em um momento de celebração do trabalho, da dedicação e da excelência que fortalecem o protagonismo dos cafeicultores cooperados.
Programa Essências valoriza cafés de origem controlada
O Programa Essências by Expocacer reúne microlotes diferenciados produzidos por cooperados que adotam boas práticas agrícolas, manejo responsável e foco em qualidade. Os cafés selecionados expressam o terroir do Cerrado Mineiro, região reconhecida como a primeira Denominação de Origem de café do Brasil.
Mais do que uma ação comercial, o primeiro leilão online representa uma estratégia institucional da Expocacer para promover o café sustentável, incentivar a melhoria contínua da produção e ampliar o reconhecimento dos produtores da cooperativa no mercado nacional e internacional.
“Com a realização do nosso primeiro leilão virtual do Programa Essências, a Expocacer reafirma seu papel como agente de inovação no agro, integrando tecnologia, mercado e sustentabilidade. Seguimos investindo em soluções que fortalecem a renda dos cooperados, ampliam a visibilidade do café do Cerrado Mineiro e consolidam a conexão entre origem, qualidade e consumidor final”, destaca Sandra Moraes, gerente comercial de cafés especiais da Expocacer.
Sobre a Expocacer
Com sede em Patrocínio (MG), a Expocacer é referência na produção e comercialização de cafés sustentáveis de alta qualidade do Cerrado Mineiro. A cooperativa valoriza o trabalho de seus produtores e fomenta o desenvolvimento econômico regional, sendo uma das principais cooperativas de café do Brasil. A Expocacer apoia mais de 760 cooperados e conta com uma infraestrutura que inclui armazéns com capacidade para mais de 1 milhão de sacas, exportadas para mais de 40 países, em cinco continentes.
Para mais informações, acesse: www.expocacer.com.br
ASCOM / EXPOCACER – Por Anna Lívia Leal
Confira Também
-
17/12/2025CEU das Artes promoveu noite literária com exposição de obras autorais de alunos na Biblioteca Municipal -
17/12/2025Governo Municipal realizará pagamento do vale-alimentação dos servidores nesta sexta, (19/12) -
17/12/2025Sancionada lei que institui Política Municipal de Liberdade Econômica em Patrocínio -
17/12/2025Férias escolares exigem atenção redobrada com segurança elétricaCrianças durante mais tempo nas residências aumentam risco de acidentes com tomadas, fios e áreas molhadas







