Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Agronegócio
12/04/2024 - 16h14
Dia Mundial do Café em Patrocínio: Celebrando a Paixão e a Economia do Café

No dia 14 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Café, homenageando uma das bebidas mais consumidas no mundo. O Dia Mundial do Café foi estabelecido em 2015 pela Organização Internacional do Café (OIC) em parceria com a Associação Mundial de Café Especial (SCA).

Essa data tem como objetivo promover a indústria cafeeira e aumentar a conscientização sobre os desafios enfrentados pelos produtores de café em todo o mundo

Patrocínio: Capital Nacional do Café


A cidade de Patrocínio  no Cerrado Mineiro, é reconhecida como a capital nacional do café. Com uma população estimada de mais de 89 mil habitantes, a cidade desempenha um papel crucial na produção cafeeira do Brasil e no mundo. Aqui estão alguns números que destacam a importância deste produto segundo o colunista do Jornal Gazeta Eustáquio Amaral:

- 700 produtores em mais de 850 propriedades colocam no mercado cerca de 800 mil sacas de café por ano.

- Isso gera aproximadamente 5 mil empregos diretos e mais de 20 mil empregos indiretos.

Economia e Desenvolvimento

A cafeicultura de Patrocínio contribui significativamente para a economia local e nacional. Além de gerar empregos, o café é uma fonte econômica local. Vejamos alguns aspectos:

-  Área de Colheita: Patrocínio possui aproximadamente 37.000 hectares destinados à colheita de café, garantindo o 1º lugar no Brasil.

- Rendimento Médio: Em 2022, Patrocínio teve um rendimento médio de 944 kg por hectare, mas há desafios para melhorar esse indicador.

- Valor da Produção: Em 2022, Patrocínio alcançou R$ 717 milhões em valor de produção de grãos de café, liderando o país.

A Rota do Café: Monumento Nacional


A Rota do Café, Monumento Nacional decretado pela Lei 14.718/2023, traça uma jornada histórica que se inicia em Patrocínio e vai até Porto de Santos, em São Paulo. Essa rota foi oficialmente reconhecida como um tesouro cultural e histórico. Ela conecta localidades como Patos de Minas, Araxá, Formiga, Santana da Vargem, Varginha, Três Corações, São Lourenço e Santa Rita do Sapucaí. Ao atingir São Paulo e desembocar no Porto de Santos, a Rota do Café testemunha as transformações econômicas e culturais que moldaram o Brasil.

A Rota do Café não apenas preserva a memória do passado, mas também se torna um impulsionador do desenvolvimento regional. Ela conecta as comunidades ao seu passado e atrai visitantes ávidos por explorar as riquezas históricas do Brasil. O café, além de ser uma paixão mundial, é um motor econômico que impulsiona Patrocínio e o Brasil.

 Festa Nacional do Café

A FENACAFÉ 2024 que celebra o 182º aniversário do município de Patrocínio (07/04) e a paixão pelo café, acontecerá de 8 a 12 de maio no Parque de Exposições Brumado dos Pavões.

O prefeito Deiró Marra enfatizou a importância do café patrocinense no cenário mundial, destacando que a FENACAFÉ é uma oportunidade não apenas para celebrar a comoditty da bebida, mas também para valorizar o município de Patrocínio. “A marca Fenacafé vai ficar para sempre, pois, agora é uma marca só da nossa cidade”, declarou.

Os artistas confirmados para se apresentarem na FENACAFÉ são:


- Fernandinho

 - Zé Neto & Cristiano

- Maiara & Maraísa

- César Menotti & Fabiano

- George Henrique & Rodrigo

- Fernando & Sorocaba

- Guilherme Silva

Além dos shows, a programação da festa inclui eventos tradicionais como a Cavalgada em homenagem ao Senhor João Marra, a Eleição da Rainha do Café, a Feira de Agronegócios, a Feira Comercial, estandes de exposição, área de alimentação, parque de diversões e boate. Todos os dias haverá também o Rodeio Fivela de Prata e no dia 12, a grande final e encerramento da FENACAFÉ será marcada por um show pirotécnico.

A FENACAFÉ será de portões abertos todos os dias, garantindo que ninguém fique de fora dessa grande celebração do café e da cultura em Patrocínio.

Pablo H/Gazeta



Confira Também


Publicidade

no Facebook