Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Saúde
28/11/2018 - 11h42
Câncer Pediátrico é tema de campanha de Clubes Sociais e Secretaria de Saúde
Milhares de panfletos estão sendo distribuídos na cidade alertando sobre os sintomas
Foto: ASCOM PMP.

Por Ascom PMP

O Lions Clube Patrocínio e o Lions Lilia Brandão, com o apoio da Secretaria de Saúde, iniciaram a distribuição, nessa semana, de panfletos com o tema “Alertas e Sintomas do Câncer Pediátrico”.

O material está sendo distribuído em todas as Unidades Básicas de Saúde, Centro Viva Vida, Policlínica entre outras tanto na cidade quanto na zona rural. De acordo com Heloisa Rocha e Beatriz Nunes Silveira, presidente dos respectivos clubes de serviços, afirmam que o material chama atenção da população para alguns sintomas que podem ser um sinal de que a criança e o adolescente possam estar com algum tipo de câncer que, se tratado precocemente, tem altos índices de cura.

Importância do diagnóstico precoce 

Em algumas casas, os vilões saem da TV e invadem a vida de muitas famílias. É o caso de quem enfrenta o diagnóstico do câncer infantil que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), pode ter afetado cerca de 15 mil crianças brasileiras nesse ano de 2018. Por ser capaz de aumentar as chances de cura em até 75%, a detecção precoce é considerada uma das principais armas no combate a esse mal.

Uma das finalidades das ações é alertar os pais e até mesmo a comunidade médica, para a importância de reconhecer os sintomas da neoplasia o quanto antes, já que muitas vezes eles podem ser confundidos com outros problemas frequentes nessa fase da vida.

Entre os tipos mais comuns da doença em crianças, está a leucemia linfoblástica aguda – neoplasia de glóbulos brancos – como o câncer infantil mais frequente. Em geral, o paciente com leucemia pode apresentar febre, palidez, cansaço e manchas arroxeadas pelo corpo, dentre outros, adianta os especialistas.

Estar atento a estes sinais é o primeiro passo para a identificação do câncer e, ainda, para a escolha do melhor tratamento. Abaixo, a especialista lista os principais sinais e sintomas da leucemia infantil.

Fadiga, fraqueza e palidez;

Febre e infecção;
Dor nos ossos ou nas articulações;
Inchaço no abdome;
Perda de apetite e emagrecimento;
Aumento dos linfonodos;
Tosse ou dificuldade para respirar;
Inchaço no rosto e braços;
Dor de cabeça, convulsões e vômitos;
Erupções cutâneas e problemas de gengiva.




Publicidade

no Facebook