Na última sexta-feira, 30, a Câmara Municipal de Patrocínio recebeu autoridades estaduais, representantes políticos e lideranças comunitárias para uma audiência pública sobre a melhoria da MG-230, rodovia essencial para o escoamento da produção agrícola e o deslocamento dos moradores entre Patrocínio, Salitre de Minas e outros distritos.
O presidente da Câmara de Patrocínio, vereador Nikolas Elias, destacou a importância de não apenas ter ações de tapa-buracos, mas sim a realização de uma revitalização completa. Nikolas lembrou que o trecho da MG-230 é fundamental não só para a população local, mas também para a logística das grandes empresas que operam na região. Ele também enfatizou a necessidade de concluir as obras do Trevo do Enxó, mencionando que a deputada federal Greyce Elias, sua irmã, já destinou recursos, e que falta apenas o governo retomar as obras, que se encontram paralisadas.
O deputado estadual Bosco informou que, além da MG-230, outras demandas da região precisam ser atendidas. Durante a Audiência, foi anunciado um investimento de mais de R$ 15 milhões de reais, com obras previstas para iniciar em agosto. O anúncio foi feito pelo Governo de Minas, através do secretário de Estado de Infraestrutura, Pedro Bruno Barros de Souza, e do diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), Rodrigo Tavares. A deputada estadual Maria Clara Marra destacou que a intervenção na MG-230 é uma das pautas prioritárias de seu mandato desde 2023, ressaltando que a rodovia, está péssimas condições e que não suporta mais medidas paliativas.
Segundo Rodrigo Tavares, as obras de recuperação terão início em agosto. O trecho entre Patrocínio e Salitre de Minas passará por remoção completa do asfalto, com fresagem e nova pavimentação. A previsão é que essa etapa, com investimento de R$ 15 milhões, seja concluída até o final deste ano.
Já o trecho entre Salitre de Minas e Serra do Salitre receberá duas novas intersecções e uma terceira faixa, que facilitará o trânsito de caminhões pesados na subida da serra. As obras devem ser licitadas ainda em 2025 e iniciadas em 2026.
O secretário Pedro Bruno explicou que a realização das obras foi viabilizada pela recuperação da capacidade de investimento do Governo de Minas. De acordo com ele, os recursos destinados à manutenção de estradas no estado subiram de R$ 76 milhões em 2019 para R$ 2 bilhões em 2024.