Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Fatos e Fotos
05/05/2021 - 11h55
A importância de um local de trabalho focado em saúde e segurança
Imagem: Reprodução.


O mês de abril tem diversas datas de grande relevância para a sociedade e uma que sempre está presente no dia a dia da população e por muitas vezes é deixada de lado é o Abril Verde, que busca promover a conscientização sobre a importância da segurança e da saúde no local de trabalho.

A campanha do Abril Verde ocorre nesse mês por esse possuir o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Celebrado dia 28, a data foi estabelecida por sindicatos canadenses e o dia foi escolhido em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, a data é comemorada desde 2005 quando foi promulgada a Lei Nº 11.121.

Portanto, pensando em dar maior visibilidade a essa data e fazer nossos leitores refletirem sobre a importância de se ter um local de trabalho que presa pela saúde e segurança de todos, a redação do Jornal Gazeta de Patrocínio conversou com a administradora da Sattva Medical Center, Valéria Gomes Nunes, que esclareceu sobre alguns pontos sobre a área.

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que a área de Saúde e Segurança do Trabalho é a responsável por criar medidas que podem minimizar os riscos existentes no ambiente laboral, também por garantir que a legislação trabalhista vigente seja seguida, e, junto aos trabalhadores, tem a função de educá-los para uma cultura organizacional voltada para a promoção da saúde e da segurança.

“O objetivo principal da Saúde e Segurança do Trabalho é trabalhar preventivamente através das normas regulamentadoras NR’s. Implementando medidas necessárias para minimizar os riscos existentes no ambiente de trabalho tornando-o mais seguro e agradável reduzindo o impacto na saúde dos colaboradores e consequente evitando os acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. Visto hoje como um investimento eficiente na redução de acidentes, diminuição do absenteísmo, menor custo de produção e melhoria do clima organizacional”, completou Valéria Gomes Nunes.


Impacto da segurança do trabalho na sociedade

Segundo dados da Plataforma SmartLab, feita em conjunto do Ministério Público do Trabalho (MPT) com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) Brasil, o Brasil, desde 2012, já teve mais de 5,4 milhões de notificações de acidentes de trabalhadores com carteira assinada, ou seja, uma notificação a cada 49 segundos. Além disso, de 2012 até 2018, foram gastos cerca de R$ 95 bilhões com afastamentos acidentários pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

“Os acidentes do trabalho e doenças ocupacionais causam grande impacto sobre a produtividade e a economia, além do sofrimento do acidentado e de toda a cadeia produtiva da empresa e no ambiente familiar. A previdência tem um reflexo enorme financeiro com pagamento de auxílios e aposentadorias por invalidez e um custo que afeta a sociedade como um todo”, afirmou a administradora da Sattva.


"O reflexo vai de encontro a trabalhadores mais produtivos em um ambiente seguro, evitando custos com acidentes ou afastamentos por doenças ocupacionais o que reflete em lucratividade e competitividade" Valéria Gomes Nunes

Influência na produtividade

Por conta das características de determinadas atividades, os locais de trabalho podem comprometer imediatamente ou ao longo dos anos com a saúde e consequentemente segurança do trabalhador. Isso pode ser visto principalmente em empresas que trabalham com produtos químicos, agentes físicos ou biológicos, com máquinas pesadas ou agrícolas.

Um local de trabalho como esse evidencia a importância da área, no entanto, para muitos essa é considerada um gasto desnecessário. Mas para ter essa afirmação como uma verdade, devem ser colocados na balança os prós e os contras.

Por exemplo, uma empresa que presa pela saúde e segurança de seu colaborador, possui um local com taxas de acidentes e de absenteísmo reduzidas, perceberá uma redução no custo de produção, além de um clima organizacional mais agradável. Também haverá redução em gastos relacionados a afastamentos, a ações judiciais e até mesmo com produções que são interrompidas por conta de acidentes.

“Quando a empresa possui uma excelente política de Saúde e Segurança do Trabalho o resultado é positivo, pois o ambiente de trabalho é organizado de forma sistemática, seguindo o cronograma de medidas preventivas e um planejamento contínuo das ações envolvendo a empresa e colaboradores para uma cultura de valorização de vida e cuidados em geral com os protocolos de segurança. O reflexo vai de encontro a trabalhadores mais produtivos em um ambiente seguro, evitando custos com acidentes ou afastamentos por doenças ocupacionais o que reflete em lucratividade e competitividade”, pontuou Valéria.


Direitos e deveres

Também deve-se frisar que a saúde e segurança no ambiente laboral é um direito a todos os trabalhadores, sendo registrada até no Artigo 7º, inciso XXII, na Constituição da República: “São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: redução dos riscos inerentes ao trabalho, através de normas de saúde, higiene e segurança”.

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) também possui uma área específica voltada para a segurança e saúde do trabalho. Portanto, empresas devem cumprir as normas, instruir os empregados em torno das precauções de acidentes e fornecer equipamentos de proteção individual (EPI).

“Dentre os principais direitos os mais explícitos são os que constam na CLT. E os principais deveres são o cumprimento das normas/ condutas previstas pelo empregador, cumprir e acatar as ordens de serviço, usar as medidas de proteção, usar e zelar do seu equipamento de proteção, fazer os exames médicos e seguir as orientações gerais de saúde e segurança do trabalho”, informou Valéria Gomes Nunes, administradora da Sattva, que ainda completou: “Já os trabalhadores expostos à situação de risco deverão seguir as medidas previstas nos programas de Prevenção de Risco Ambiental (PPRA/PGR/APR/LTCAT) e do programa de Saúde Ocupacional PCMSO NR7. Além de seguir todas as ações preventivas para minimizar o impacto dos agentes nocivos à sua saúde”.


Abril Verde

Após expor alguns pontos da área de Saúde e Segurança do Trabalho, deixamos aqui nossa homenagem a todos que morreram em razão de acidentes ou doenças do trabalho e nos solidarizamos aos parentes que perdeu um familiar. Que nessa data todos possam refletir sobre o tema e tomar atitudes para reduzir os acidentes e os danos à saúde do trabalhador, assim como, mobilizar a sociedade para prevenção dessas mesmas.

“A busca por um excelente gerenciamento de Saúde e Segurança começa na escolha do prestador dos serviços, pois sendo uma área extremamente crítica e complexa o trabalho deverá garantir que os riscos foram evidenciados com propriedade e serão avaliados em conformidade com o que regem as normas regulamentadoras do trabalho. Sendo de suma importância o setor de medicina, segurança e empregador trabalharem na mesma conduta de compromisso, ética e responsabilidade para que o objetivo de preservação da vida e integridade física do colaborador seja prioridade”, concluiu Valéria.



Confira Também


Publicidade

no Facebook