4º Encontro da Rede de Mulheres Construtoras de Paisagem Regenerativa do Cerrado Mineiro traz empreendedorismo rural como caminho para negócios sustentáveis. O encontro reforça o protagonismo feminino como componente da transformação da paisagem do Cerrado Mineiro.
O Consórcio Cerrado das Águas (CCA) promove, no dia 11 de dezembro, o 4º Encontro da Rede de Mulheres Construtoras de Paisagem Regenerativa do Cerrado Mineiro - Empreendedorismo Rural: mulheres construindo negócios sustentáveis; uma iniciativa que fortalece a atuação feminina no território e reafirma o papel das mulheres como agentes de inovação, cuidado e transformação ambiental. O evento acontece no período da manhã, na Casa da Cultura, em Serra do Salitre-MG.
“Nesta edição, o foco será o empreendedorismo rural feminino, reconhecendo que cada negócio criado e conduzido por mulheres no Cerrado Mineiro representa não apenas geração de renda, mas também a construção de trajetórias de autonomia, identidade e impacto positivo na paisagem. O encontro vai reunir produtoras, lideranças e empreendedoras para um momento de troca de experiências, aprendizado coletivo e articulação de oportunidades que conectam sustentabilidade, mercado e desenvolvimento territorial”,
avalia Fabiane Sebaio, Secretária Executiva do CCA.
A iniciativa da Rede representa um movimento de fortalecimento da presença das mulheres no campo e na governança ambiental do Cerrado Mineiro. Por meio dos encontros, elas compartilham vivências, desafios e caminhos para uma agricultura resiliente, sustentável e se tornam atuantes na construção de paisagens biodiversas. A palestra principal será ministrada por Lorena Mangabeira. Com o tema “Empreender Sustentável”, a mentora em equilíbrio, bem-estar e cultura da confiança no agro, apontará caminhos para o fortalecimento do protagonismo feminino para a sustentabilidade do negócio rural.
A ação conta com o apoio do CEPF – Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos e do IEB – Instituto Internacional de Educação do Brasil. O CEPF é uma iniciativa internacional que reúne a Agência Francesa de Desenvolvimento, Conservação Internacional, União Europeia, Fundação Hans Wilsdorf, Fundo Global para o Meio Ambiente, Governo do Canadá, Governo do Japão e Banco Mundial, com o objetivo de fortalecer a participação da sociedade civil na conservação da biodiversidade. Já o IEB atua como equipe de implementação regional do CEPF, promovendo formação, fortalecimento institucional e disseminação de conhecimento em prol de uma sociedade mais justa e sustentável.
O 4º Encontro da Rede de Mulheres reafirma a visão do CCA de que as soluções para um Cerrado mais resiliente passam pela participação ativa das mulheres, uma vez que elas demonstram seu engajamento com a proposta impulsionando movimentos, organizando comunidades, cuidando da água, da terra e das pessoas, e sustentando modelos produtivos que aliam tradição, inovação e responsabilidade socioambiental.
Mulheres do Cerrado, atendam esse chamado A participação de cada mulher é fundamental para que o empreendedorismo no território continue sendo expressão de pertencimento, força coletiva e regeneração.
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas pelo Link abaixo:
“Esses encontros são momentos de acolhimento, aprendizado e construção de soluções reais para o território. As mulheres têm um papel fundamental na regeneração das paisagens e na gestão da água, e é isso que queremos fortalecer”,
Destaca Fabiane Sebaio, Secretária Executiva do CCA.
Confira Também
-
01/12/2025Patrocínio dá início ao Natal com grande festa: iluminação deslumbrante e desfile do Papai Noel encantam o público -
01/12/2025Solidariedade! Alunos do Projeto Guri I visitam obras do Hospital do Câncer e entregam tampinhas e lacres -
01/12/2025Projeto Cão e Gato Comunitário é instituído no Município de Patrocínio -
01/12/2025Prefeito Gustavo Brasileiro anuncia construção do viaduto MG-230







