Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Saúde
29/06/2018 - 10h42
Samu 192 do Triângulo Norte é inaugurado em Uberlândia
O serviço que também atenderá Patrocínio inicia na próxima semana na cidade
Foto: Beto Oliveira

Por Maria Gabriela Rabelo com informações Ascom PMP

Na última terça-feira (26), ocorreu a inauguração do Samu 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) da Região Ampliada de Saúde Triângulo Norte, na cidade de Uberlândia. O secretário municipal de saúde, Humberto Donizete Ferreira, o Bebé, foi como representante de Patrocínio no local.

A luta para conseguir a instalação do serviço começou em 2017, para Bebé, é uma conquista importante para a saúde municipal, “o processo de instalação do serviço começou no ano passado, no inicio dessa administração, quando estava tudo parado e praticamente não existiria mais o Samu aqui para Patrocínio, mas como a saúde é prioridade deste Governo, o Prefeito nos autorizou a fazer todos os processos necessários. Agora está tudo pronto para o início das atividades, o governo estadual já colocou todo o aporte que precisava nos entregou as ambulâncias e todo o medicamento. O pessoal já está treinado e pronto para trabalhar já na terça-feira a partir das 7h pelo número 192".

A estrutura do Samu 192, em Patrocínio, está montada desde o ano passado e começa a funcionar na próxima semana. A inauguração está prevista para segunda-feira (2) às 17h na base de operações do Samu, que fica junto ao 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros no bairro São Cristóvão.

O Secretário de Estado de Saúde, Nalton Moreira da Cruz, frisou que o serviço não irá aumentar a quantidade de pacientes nos hospitais. “Até acredito que irá reduzir, pois o paciente que acaba indo para a assistência hospitalar de forma desorganizada, agora irá de forma qualificada. Ele será atendido por outros serviços de saúde e só irá para um hospital de alta complexidade quando necessário" disse.

Serão beneficiadas pelo serviço móvel de urgência e emergência cerca de 612 mil pessoas, de 26 cidades da região. O Samu atenderá pacientes que tiverem quadro de problemas cardiorrespiratórios, crises convulsivas, surtos psiquiátricos, queimaduras graves, sangramentos, hemorragias, ocorrência de maus tratos, envenenamento, intoxicação, trabalho de parto com riscos à mãe ou filho e pacientes que sofrerem acidente com traumas e fraturas.




Publicidade

no Facebook