Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Agronegócio
30/05/2018 - 14h52
“Vivendo café e gerando valor compartilhado” é o tema dos 25 anos da Expocaccer
Cooperativa celebra crescimento focada em destacar a sua essência cooperativista
Foto: Arquivo/ Expocaccer.

Por Comunicação Expocaccer


Em setembro de 2018 a Expocaccer comemora 25 anos. A cooperativa que foi criada por um grupo de cafeicultores, em 1993, que almejavam ter um espaço próprio para armazenarem seus cafés, foi além do objetivo de sua criação. Impulsionada pelo perfil empreendedor e de atitude de seus fundadores, cooperados e diretores; a Expocaccer hoje é uma cooperativa armazenadora, comercializadora e exportadora de café.

Com mais de 500 cooperados, 197 colaboradores e 120 clientes nacionais e internacionais, a Expocaccer deseja comemorar os 25 anos resgatando a sua história, relembrando os propósitos para os quais foi criada e transmitindo isto para os novos cooperados, colaboradores e também a sociedade, demonstrando que o crescimento alcançado representa a união de esforços com foco em solidez. Tudo isto sem perder o viés da atitude e da inovação, características que estão enraizadas nos produtores da Região do Cerrado Mineiro.


Uma história marcada pela coragem

Fundada como Coocacer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado, nome que denominava as cooperativas do Sistema Café do Cerrado, a sua história, assim como a do café na Região do Cerrado Mineiro, foi marcada pela coragem.

Em 1995, diante de uma visão estratégica seus cooperados inovaram ao fundarem com outras cooperativas da região a Expocaccer Central de Cooperativas do Cerrado, cujo objetivo era exportar seus cafés, sem saber que dali despertaria o diferencial da Coocacer Patrocínio. Em 1999 a Coocacer assumiu a Expocaccer Central de Cooperativas, alterando sua razão social para Expocaccer Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado por integrar a seus negócios a exportação do café da Região do Cerrado Mineiro.

Assim, as exportações de café que começaram com 31 mil sacas, hoje têm, em média, 500 mil sacas contabilizadas. Durante esta mudança a comercialização também ganhou força e o que teve início com pouco mais de 160 mil sacas, somam, em média, 1 milhão de sacas.


Movida a desafios
A busca pelo desafio é algo que impulsiona o crescimento. Em 2015 a Expocaccer construiu a Unidade 2 para recebimento e processamento de café. A moderna estrutura conta com capacidade de armazenamento para 590 mil sacas e processamento de café de 8 mil sacas ao dia.

Assim, a Expocaccer passa a ser uma das maiores unidades armazenadoras de café da região, uma vez que juntamente com sua sede administrativa possui um complexo de armazéns e processamento de café, tendo, ao todo, somando as duas unidades, capacidade estática de armazenagem para 950 mil de sacas e preparo de café para 10 mil sacas ao dia.

Movida a desafio, o futuro é algo que motiva. Dentro do seu planejamento estratégico, elaborado em 2017, a Expocaccer projeta movimentar em 2020, 2.020 milhões de sacas, firmando-se como uma das maiores cooperativas de café do país.


Relembrando os propósitos e definindo o futuro

Com o tema “Vivendo café e gerando valor compartilhado” a Expocaccer projeta sua celebração com foco no cooperado e na reafirmação de sua essência cooperativista.

“O ano de 2017, com o Planejamento Estratégico, nos apresentou uma necessidade: a de nos aproximar de nosso cooperado, de ouvir, de conversar, de visitar, de melhorar e de estar mais perto para saber tudo que é preciso fazer e, ao mesmo tempo, contar a ele tudo que é possível fazer se estivermos juntos, conectados e aliados. Esta proximidade é extremamente importante, pois somos a extensão do seu negócio. Ao celebrar os 25 anos, nosso desejo é reafirmar os nossos propósitos cooperativistas, resgatando em nossa memória e em nossa história, os ideais pelos quais a Expocaccer foi criada e, assim, traçarmos um futuro de sucesso, com sustentabilidade e solidez”, afirma Ricardo Bartholo, presidente da Expocaccer.

Para a celebração, ações serão promovidas para ressaltar a essência cooperativista e valorizar a trajetória da cooperativa. Uma delas é o vídeo que está no site da Expocaccer e também no canal do Youtube e nas redes sociais da cooperativa, bem como outras ações que serão executadas, tanto com cooperados, quanto com a comunidade, para ressaltar o trabalho desenvolvido desde 1993.



Confira Também


Publicidade

no Facebook