Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Saúde
20/04/2018 - 10h13
Boletim Epidemiológico informa 23 casos de Dengue em Patrocínio
Seis desses casos foram confirmados e dez aguardam resultados de exames
Foto: Reprodução.

Por Stéfany Christina com informações ASCOM PMP e ASCOM SES


A Secretaria Municipal de Saúde divulgou esta semana o Boletim Epidemiológico Municipal mais recente em relação à situação da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus em Patrocínio, os dados são referentes ao período de 1º de janeiro até 13 de abril.


Dengue

O boletim informou que até o momento foram notificados 23 casos da doença na cidade, dentre esses seis foram confirmados, sete descartados e dez aguardam resultados dos exames. Os casos se deram em pessoas dos bairros Enéas Aguiar (6), Morada Nova (3), Jardim Sul (2), Nações (2), Olímpio Nunes (2), São Cristóvão (2), Congonhas (1), Jardim Europa (1), Nossa Senhora de Fátima (1), São Judas (1) e São João (1). A Secretaria Municipal de Saúde alerta surto no bairro Enéas.

O Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) realizado entre 02 e 06 de abril teve o resultado de 2,6 demonstrando uma redução em relação à última pesquisa (3,6). No entanto, o estado ainda é de alerta, já que o Ministério da Saúde recomenda que este indicador esteja abaixo de 1% para que se tenha um melhor controle da proliferação do mosquito.

Em Minas Gerais, até o último levantamento realizado dia 16 de mês, foi registrado 12.491 casos prováveis (casos confirmados + suspeitos) de Dengue. E até o momento houve três óbitos por dengue, nos municípios de Conceição do Pará, Uberaba e Moema, todos com uma ocorrência. Nove óbitos estão em investigação.


Chikungunya

Em relação à Febre Chikungunya, em Patrocínio há notificação de um caso suspeito de Febre Chikungunya registrado em março e está sob investigação. Já em Minas Gerais houve o registro de 3.206 casos prováveis da doença. No entanto, ainda não foi registrado, até o momento, óbito confirmado ou em investigação por Chikungunya em 2018.


Zika

Já em relação à Zika, há notificação de dois casos de Febre Zika em Patrocínio, sendo um registrado em março numa gestante sendo descartado pelo laboratório mais tarde e um em abril que está sob investigação. No estado, foram registrados 124 casos prováveis em 2018.


Febre Amarela

Sobre a Febre Amarela ainda não houve notificação de casos em pessoas. No entanto, foram registrados cinco animais (micos) mortos, dois encontrados em Santa Luzia dos Barros e no bairro Nossa Senhora de Fátima ainda estão aguardando o resultado da análise de Febre Amarela. Os demais estavam em estado avançado de decomposição e não foi possível analisar.


Influenza

Em boletim divulgado no dia 10 deste mês a Secretaria de Estado de Saúde informou que em nossa região já houve dois casos de influenza este ano. Um caso foi de H1N1 em Araguari, onde a paciente teve alta hospitalar com cura da doença e o outro caso foi de H3N2, vírus que provocou a pior temporada de gripe nos Estados Unidos em 2009 infectando 47 mil pessoas, em Uberlândia, a paciente também foi tratada e já obteve alta hospitalar.



Publicidade

no Facebook