Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Economia
05/06/2018 - 10h31
Mercado financeiro prevê alta na inflação para 2018
Em relação ao PIB os economistas reduziram a previsão de crescimento de 2,37% para 2,18%
Foto: Arquivo/ Agência do Rádio Mais.

Por Marquezan Araújo/ Agência do Rádio Mais


A previsão é de inflação mais alta para 2018. Essa é a avaliação dos analistas do mercado financeiro, que elevaram a expectativa para o indicador. A análise consta no boletim Focus, relatório divulgado nesta segunda-feira (4) pelo Banco Central.

Na semana retrasada, o mercado estimava uma inflação de 3,60% para este ano. Já na última semana, a expectativa para a taxa atingiu 3,65%.

Apesar do resultado do último balanço, o percentual estimado continua abaixo de 4,5% - meta para a inflação que precisa ser perseguida pelo Banco Central. Além disso, o resultado está dentro do intervalo de tolerância previsto pelo sistema, entre 3% e 6%.

Para 2019, a expectativa dos analistas também é de alta para a inflação. A estimativa subiu de 4% para 4,01%. A meta central é de 4,25%, enquanto o intervalo de tolerância do sistema vai de 2,75% a 5,75%.

Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas no Brasil, os economistas reduziram a previsão de crescimento de 2,37% para 2,18%. O resultado representa a quinta queda consecutiva do indicador.

Já a taxa básica de juros da economia, a Selic, continua estimada em 6,50% ao ano. Os analistas acreditam que a taxa permaneça no atual patamar até o fechamento deste ano. Para o fim do ano que vem, a estimativa para a Selic ainda está em 8% ao ano.



Confira Também


Publicidade

no Facebook